sábado, 12 de março de 2011

Como montar um motor Chevy/GM V8 350 Small Block

Galera,

Resolvi traduzir um artigo sobre como montar um motor Chevrolet/GM V8 350, o famoso small block.
Como citado por um colega do fórum PicapesGM, este motor é o AP dos americanos. Tudo pode ser encontrado facilmente no eBay e com um custo muito inferior às nossas peças por aqui.
A tradução pode ser que não esteja 100%, pois alguns termos são bem parecidos e complicados de traduzir, mas acho que está legível.
É apenas pra ter uma noção básica de como montar um motor 350, não faça isso sem ter experiência ou alguém com experiência por perto.



Introdução

Montar um motor Chevy 350 requer tempo e paciência - e você deve ter um mecânico experiente para ajudá-lo nesta façanha. Montar um motor deste tipo implica em mais do que apenas juntar as peças. Existem diferentes tolerâncias e torques de ajuste nos parafusos e porcas que precisam ser mantidas. Estes ajustes são diferentes dependendo do ano do motor. Existem também dois tipos de motor Chevy 350 - carburados e injetados. Montar o bloco é o mesmo processo para ambos.

Ferramentas

Você irá precisar de ferramentas em geral:
Jogo de soquetes 3/8"
Chave catraca 3/8"
Jogo de soquetes 1/2"
Chave catraca 1/2"
Jogo de soquetes 1/4"
Chave catraca 1/4"
Pistola de ar 1/2"
Pistola de ar 1/4"
Alicate de pressão
Alicate
Jogo de chaves de boca
Chave de boca ajustável
Compressor de anel

Montando o Chevy 350

Mergulhe os novos tuchos em óleo de motor (óleo novo!) por pelo menos 6 horas - de preferência à noite. Organize todas as peças, porcas, parafusos e ferramentas que você irá precisar para montar o motor. Instale os anéis nos pistões. Certifique-se que instalar corretamente os três anéis (as pontas devem ficar em diferentes posições) - se as pontas ficarem alinhadas, as folgas dos anéis irão provocar consumo excessivo de óleo e passagem de gases para o cárter. "Unte" as paredes do cilindro com óleo STP (STP Oil Treatment).

Coloque o bloco de "cabeça para baixo" e instale a parte de cima das brozinas de mancal e brozinas de bielas. Cubra o lado visível de todas as brozinas com óleo STP (citado acima). Coloque o virabrequim no lugar, e instale a parte de baixo das bronzinas no mancal. Instale o mancal, isto irá segurar o virabrequim. Consulte o manual do seu motor para saber o espaçamento do mancal e os valores de torque do ano do seu motor Chevy 350.

Vire o bloco para a posição normal. Coloque as bronzinas no mancal em um conjunto pistão/biela. Note as marcas na cabeça do pistão - estas marcas indicam a maneira que o pistão vai no bloco. Usando um compressor de anéis, comprima os anéis no pistão e coloque-o no cilindro. Bata levemente o pistão com um martelo de borracha até que ele se encaixe no cilindro. Guie a biela até o virabrequim como você bateu no pistão. Repita esta operação para os outros 7 pistões.

Vire o bloco de cabeça para baixo novamente. Coloque as bronzinas nos mancais, cubra-os com óleo STP e instale em conformidade com o espaçamento e torque específicos do motor. Instale o comando. Cubra o comando com óleo STP, então deslize-o levemente para dentro do bloco. Certifique-se de instalar a polia. Instale a corrente (correia) da polia e a tampa. Certifique-se que as polias estão alinhadas antes de colocar a tampa. Instale a bomba de óleo e o cárter.

Instale os tuchos. Eles já devem estar "ensopados" com óleo (conforme citado no início deste artigo). Pinte a admissão, isso irá ajudar o óleo a voltar para o bloco mais facilmente. Instale os cabeçotes. Certifique-se que as juntas do cabeçote estão na posição correta e que nenhum buraco esteja sendo tampado. As juntas só funcionam se colocadas na posição correta, porém elas servem em outras posições. Aperte os parafusos do cabeçote de acordo com o torque específico do modelo do motor que você está trabalhando.

Instale as varetas e os balancins. Consulte o manual do motor para especificações de torque de aperto dos balancins. O torque de aperto varia dependendo do tipo de tuchos que você está usando. Saiba o tipo de tucho que você comprou: hidráulico ou mecânico.

Instale a tampa de válvulas. Agora você está pronto para colocar o motor no carro. Os demais acessórios (bomba de combustível, carburador e distribuidor) podem ser instalados depois que o motor estiver fixado no carro. Verifique se o radiador está cheio e se a ventoninha está funcionando corretamente. Ligue o carro e ajuste o comando de acordo com as especificações do fabricante.

Artigo original (em inglês):
http://www.ehow.com/how-does_4796761_building-chevy-engine.html

Links de referência:
http://blogcarburado.blogspot.com/2009/06/troca-de-aneis-11-parte.html
http://autoaftermarketnews.com/produtos.php?cat=1&marca=36

Vídeo de referência (em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=UdusgnX4chk

Como regular os balancins de válvula (em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=ktvIQgGhz18

Se alguém quiser dar uma olhada em mais alguns vídeos (em inglês):
http://www.youtube.com/user/MuscleCarEngines

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário